Normas e Restrições

Normas e restrições
Os voos de instrução são realizados diariamente, com decolagens da Pedra Bonita e pouso na Praia do Pepino (em São Conrado), durando, em média, de 8 a 30 minutos, desde que haja condições climáticas favoráveis.
Por determinação da ANAC, a idade mínima para o curso é de 16 anos. Não é permitido para grávidas. Menores de idade (16 a 18 anos) só poderão se matricular mediante autorização dos pais ou representantes legais. Para pessoas com acima de 90 kgs, sugerimos o curso de parapente, onde terá maiores probabilidades de um voo estável.
O voo duplo é considerado um voo de instrução ou “voo de batismo” para que você seja apresentado ao esporte. Portanto, você será um “aluno”, e deve assinar um termo de responsabilidade assumindo que está ciente dos riscos inerentes ao esporte e também associar-se em caráter temporário ao Clube de Voo Livre local. Paga-se uma taxa de matricula de R$15,00.

Como funciona?

O voo duplo de instrução é realizado na rampa de decolagem da Pedra Bonita, em São Conrado, dentro da área do Parque Nacional da Tijuca.
O aluno deverá contactar um instrutor credenciado para o voo de Asa-Delta ou Parapente e junto a ele procurar a sede do clube para providenciar a autorização necessária para a realização do voo duplo de instrução.

A Rampa.

A rampa da Pedra Bonita fica localizada dentro da área Parque Nacional da Tijuca.
O acesso é feito pela estrada das Canoas, a aproximadamente 7km da praia do Pepino. A subida para rampa é feita em estrada calçada, qualquer carro em boas condições sobe sem problemas. A área possui lanchonete e banheiros para visitantes e pilotos.
São duas rampas de decolagem, uma para asa-delta com estrutura em metal e e madeira, e uma natural para decolagens de parapente, localizadas a uma altura de 517m. Nossa rampa permite decolagens do quadrante de vento SW até NE, onde pode-se voar lift e térmica.